Com o tema “feminicídio zero”, comissão se reúne na segunda-feira (25), a partir das 14 horas
Na segunda-feira (25/11/24), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública com o tema “feminicídio zero”.
A reunião, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher por solicitação da sua presidenta, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), será no Plenarinho II, a partir das 14 horas.
A audiência se somará ao esforço de conscientização da campanha internacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que acontece entre os dias 20 de novembro, dia da Consciência Negra, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio – 63% delas são negras. Também a cada seis minutos, uma mulher sofre violência sexual.
Em Minas Gerais, a cada dois dias, uma mulher morre vítima de violência doméstica. Nos nove primeiros meses de 2024, foram registradas 108 vítimas de feminicídio no Estado, uma queda de quase 24% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Porém, as tentativas aumentaram 62%. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública em outubro.
“Nenhum tipo de violência deve ser tolerada. O aumento dos casos reforça a urgência de mais investimentos, políticas públicas e medidas concretas para enfrentar essa dura realidade que impede a garantia de uma vida plena, especialmente para as mulheres negras, e gera impactos profundos em toda a sociedade, incluindo as crianças.” Dep. Ana Paula Siqueira