Sebrae Minas e outras 19 instituições firmam o compromisso de potencializar os esforços no desenvolvimento tecnológico local
Com o objetivo de transformar Uberlândia no principal polo de inovação do interior do Brasil, foi lançado, durante a abertura do Uberlândia Summit, na última terça-feira (26/11), o “Pacto pela Inovação”.
O documento reuniu a assinatura de representantes de 20 instituições, incluindo o Sebrae Minas, Governo do Estado, Prefeitura, Uberhub, além de universidades, empresas e startups locais.
A assinatura do pacto representa um compromisso estratégico entre entidades públicas e privadas para fomentar o empreendedorismo, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico na região. “A nossa meta é ser a cidade do interior do Brasil mais relevante na inovação. Com o Pacto prevemos, além do compartilhamento de recursos, uma agenda comum entre vários atores desse ecossistema”, explica o líder do Uberhub, comunidade de startups e inovação de Uberlândia, Ferdinando Kun.
O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, destaca a importância do compromisso firmado pelas entidades. “Junto com o Poder Público, entidades empresariais e outras instituições, nos comprometemos a tornar Uberlândia uma cidade cada vez mais inovadora. Este pacto é um passo importante para impulsionar o desenvolvimento, trazendo benefícios para as micro e pequenas empresas e, por consequência, para toda a economia local”, afirma.
Apoio do Governo de Minas
O secretário-executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, representou o governo estadual na assinatura do Pacto. “Uberlândia é uma cidade que pulsa inovação e tecnologia. Acreditamos que essa colaboração entre os diferentes setores é fundamental para acelerar a inovação no Triângulo Mineiro. Este pacto vai fortalecer ainda mais nossa capacidade de gerar novas tecnologias e impactar positivamente a sociedade”, avalia.
O vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, reafirmou o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento do ecossistema de inovação local. “O poder público tem um papel muito importante na formação profissional. A geração de empregos tem uma nova dinâmica, e devemos preparar os nossos jovens para esse mercado. Vamos continuar transformando Uberlândia para sermos o maior centro de mão de obra na área da inovação e tecnologia do país. Nosso papel é de facilitador e de sermos parceiros das entidades, startups e dos movimentos de inovação”, destacou.
Além de fomentar a inovação, o pacto também visa estabelecer diretrizes de apoio às startups, promover a troca de conhecimento entre as instituições e facilitar o acesso a novos recursos tecnológicos.
A partir de 2025, o grupo de signatários promoverá reuniões periódicas para definir as ações e estratégias que guiarão os próximos passos do ecossistema de inovação da cidade.