Companhia está concorrendo na modalidade “Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas”, com a solução PAP Eletrônico

Copasa é uma das finalistas da quinta edição do Prêmio Destaques do Controle, realizada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG).

A companhia está concorrendo na modalidade “Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas”, com a iniciativa “Solução Informatizada Procedimento Administrativo Punitivo Eletrônico (Solução PAP Eletrônico)”.

A auditora geral da Copasa, Renata Gomes Ubaldo Machado Vasconcelos, que é sponsor do projeto PAP Eletrônico, destacou a importância de uma inovação implementada pela empresa estar entre as finalistas do Prêmio Destaque do Controle.

“Este reconhecimento vem coroar a parceria de sucesso entre a Auditoria Interna, que impulsionou mudanças positivas nos Processos Administrativos Punitivos, e a Unidade de Serviço de Gestão do Fornecimento da empresa, que capitaneou toda a implantação da Solução PAP Eletrônico”, comemorou.

A gerente da Unidade de Serviço de Gestão do Fornecimento (USGF), Ana Maria Mateus Miranda, também demonstrou a sua alegria por chegar à final da premiação promovida pela CGE-MG com a Solução PAP Eletrônico.

A gestora destacou a atuação da equipe, bem como o patrocínio da Auditoria Interna e a participação das Unidades de Serviço de Contratos (USCT) e de Sistema de Informação (USSI) no desenvolvimento da solução.

Ana Maria conta que o PAP Eletrônico é um trabalho feito a muitas mãos, atendendo a anseios de unidades operacionais e de suporte. “O envolvimento de tantas unidades em prol do desenvolvimento da solução, bem como a receptividade quando de sua implantação, demonstram o reflexo do trabalho que vem sendo realizado pela Auditoria Interna, reforçando a sintonia e compromisso existentes na Copasa de atuar em alinhamento às melhores práticas de governança”, relatou.

O PAP Eletrônico possibilita a automatização do Processo Administrativo Punitivo (PAP), que é o instrumento hábil para apurar infrações cometidas por licitantes ou contratados, observando todos os princípios do devido processo legal.

A ferramenta é uma solução intuitiva e moldada ao regramento da Copasa, o que traz mais agilidade na tramitação dos PAPs. Além da padronização dos procedimentos, esta iniciativa permite um maior controle dos Processos Administrativos Punitivos, utilizando o sistema integrado de gestão da Copasa – o SAP, o que possibilita o monitoramento efetivo e em tempo real do andamento de cada PAP.

De acordo com o analista da USGF, Leandro Moreira de Oliveira, que coordenou o projeto, a ferramenta representa um avanço significativo em Governança e ESG na Copasa.

“Essa solução traz eficácia, eficiência e celeridade aos processos administrativos punitivos, tornando-os 100% eletrônicos, eliminando completamente o uso de papel e a necessidade do envio de correspondência com aviso de recebimento pelos Correios”, contou.

O Prêmio Destaques do Controle tem como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas desenvolvidas por agentes públicos, órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, em áreas relativas ao controle interno.

Os vencedores da quinta edição serão anunciados no dia 9/12, em cerimônia que será realizada durante o Encontro Anual de Trabalho da CGE, no Auditório Juscelino Kubitschek da Cidade Administrativa.

Agência Minas