No dia seguinte dos exageros da confraternização, é importante entender quais hábitos podem prejudicar a recuperação do organismo

Funciona fazer um detox depois de exagerar na ceia de Natal? Depois de exagerar na comilança ou nas bebidas, as pessoas se perguntam se é possível minimizar os impactos dos excessos no organismo e no bem-estar. E a boa notícia é que, sim, isso é possível.

A nutricionista Bruna Borges Machado explica que a orientação para esses casos é priorizar verduras, frutas e proteínas para uma maior saciedade. Mas, principalmente, manter-se hidratado.

“É importante que a quantidade de água consumida no dia após o excesso esteja adequada, para também agir como um diurético natural, já que exageros de carboidrato e bebida alcoólica provocam retenção de líquidos”, ressalta.

Uma outra dica fundamental é saber o que evitar.

Pratos típicos de Natal, como um pernil suculento, a farofa recheada, maionese, salpicão, pato, panceta e cortes como costela e cupim, são exemplos, uma vez que agravam o refluxo e a gastrite.

Além disso, alimentos ultraprocessados em geral, ricos em aditivos químicos como conservantes e corantes e, até mesmo alimentos que podem ser indicados em outros dias, como nozes e castanhas, podem prejudicar a recuperação se a digestão já estiver prejudicada.

Chás podem ajudar?

Apesar de não serem milagrosos, segundo a especialista, os chás podem ser grandes aliados na recuperação do organismo após episódios de excessos alimentares, especialmente se vierem junto com mudanças para hábitos alimentares mais saudáveis. De acordo com Bruna, algumas variedades são especialmente úteis.

“No dia seguinte ao excesso, o consumo de chás diuréticos, como de hibisco, verde e de cavalinha, ajuda a reduzir o inchaço”, explica.

Já em casos de exagero no consumo de gorduras e proteínas – que têm digestão mais lenta –, a recomendação é apostar em chás digestivos, como gengibre, erva-doce e hortelã. “Essas opções oferecem alívio e auxiliam no processo digestivo”, completa a especialista.

SBT News