Atacante cumpre desejo antigo com volta ao Cruzeiro; em 2011, antes de ir à Europa, Dudu disse que voltaria ao clube celeste um dia
O atacante Dudu foi anunciado como reforço do Cruzeiro e chega para ser uma das importantes peças dentro do esquema tático do técnico Fernando Diniz na temporada 2025. Com contrato de três anos, o atleta cumpre uma promessa feita por ele próprio há mais de 13 anos.
Revelado no Cruzeiro, Dudu foi vendido pelo clube celeste ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, em 2011. Naquele ano, no dia 27 de agosto, o atacante falou sobre sua saída e fez uma promessa.Play Video
“Estou feliz de estar indo para o clube que eu vou, um grande da Europa. Sonho que está sendo realizado. Espero um dia voltar para o Cruzeiro, jogar aqui. Foi um clube que abriu as portas para mim. Cheguei aqui muito novo, tinha 12 anos, me criaram”, disse à TV Cruzeiro em vídeo para falar da despedida.
Dudu foi vendido ao Dínamo de Kiev-UCR por 5 milhões de euros (R$ 11,6 milhões) à época. A negociação do atacante com os ucranianos foi sacramentada na véspera do clássico com o Atlético pela última rodada do turno do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro venceu o arquirrival por 2 a 1, com gols de Montillo. Fillipe Soutto fez o tento atleticano na ocasião.
“O Cruzeiro recebeu uma proposta do Dínamo de Kiev bem próxima do valor que desejávamos e pretendíamos pelo Dudu. O jogador também manifestou todo o interesse em se transferir uma vez que a proposta salarial era muito boa”, falou à época, ao site Superesportes, o diretor de futebol Dimas Fonseca.
O atacante Dudu era tido como uma joia a ser lapidada pelo Cruzeiro. Naquele ano, o jogador havia sido um dos destaques da Seleção Brasileira Sub-20.
“O Cruzeiro não queria muito que eu fosse, mas eu quero ir. Numa boa, quero ajudar minha família. Acho que vai ser bom para mim, tenho 19 anos, estou muito novo. Meu futebol vai crescer muito na Europa, meu porte físico também. Espero que lá eu jogue como joguei no Cruzeiro, e espero ser muito feliz lá, como fui feliz no Cruzeiro”, completou.
Carreira
Antes de acertar com o Cruzeiro, Dudu estava na segunda passagem pelo Palmeiras, iniciada em 2021. Seus primeiros anos com a camisa alviverde foram de 2015 a 2020, quando se tornou ídolo e conquistou diversos títulos. Antes de atuar no time paulista, ele passou por Coritiba, Grêmio, Dínamo de Kiev-UCR e Cruzeiro.
Com a camisa palmeirense, Dudu somou 452 jogos, com 88 gols e 97 assistências. Foram 12 títulos pelo Verdão, sendo os mais importantes duas Copas Libertadores (2020 e 2021), quatro Campeonatos Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023) e uma Copa do Brasil (2015).
Itatiaia Esporte