Aumento do consumo acaba chamando a atenção de grupos criminosos no e-commerce

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou para o aumento de golpes em compras on-line em meio ao Dia das Mães – comemorado no próximo domingo (11). Como a data leva milhares de brasileiros às compras, quadrilhas especializadas aproveitam o período para cometer crimes.

Segundo a Febraban, uma das principais abordagens dos criminosos no período são páginas falsas que simulam e-commerce, e promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp. Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, o que pode ficar imperceptível para o cliente.

Outra situação de golpe ocorre em lojas em redes sociais. Geralmente são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda. Golpistas criam perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores.

“Sempre fique muito atento nas compras online. O produto tem um preço médio no comércio de R$ 1.000, mas alguém está anunciando o mesmo item por R$ 300? Há fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes? A loja oferece poucas opções de pagamento? O e-commerce é recém-criado em rede social? Desconfie, a chance de ser golpe é grande”, disse Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Cuidado com cartões

Em relação aos cartões, existem dois golpes comuns e que costumam ser aplicados por criminosos em datas comemorativas. Um deles é o da troca. Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro.

Já no golpe da maquininha quebrada, o golpista dá para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido é bem superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.” Se acontecer essa situação com você, não aceite fazer pagamentos”, alertou Faria.

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