Investimento bilionário da empresa norte-americana RT-One deve gerar 2 mil empregos e consolidar a cidade como polo tecnológico

A Prefeitura de Uberlândia anunciou, nesta terça-feira (8), um novo investimento estratégico que promete transformar o cenário tecnológico da cidade. Com apoio da gestão municipal, Uberlândia foi escolhida para abrigar o primeiro Data Center com Inteligência Artificial (IA) da região Sudeste do Brasil. O empreendimento será instalado pela RT-One, companhia norte-americana voltada à inovação em IA, segurança digital e computação em nuvem.

O projeto prevê um investimento inicial de R$ 6 bilhões, com expectativa de expansão nas etapas futuras. O anúncio foi feito no Centro Administrativo Municipal com a presença do prefeito Paulo Sérgio e do CEO da RT-One, Fernando Palamone. Estima-se que cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados nos primeiros três anos de operação, além de diversas oportunidades temporárias durante o período de construção.

Segundo o prefeito, a chegada do Data Center consolida Uberlândia como um polo de inovação tecnológica. “Hoje, temos a felicidade de poder anunciar este significativo investimento em nossa cidade. A vinda da RT-One para Uberlândia representa uma oportunidade ímpar de seguirmos promovendo inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e social, qualificação de mão de obra e, sem dúvida alguma, de atração de novos investimentos para a cidade. Muito em breve, Uberlândia se tornará referência nacional em Inteligência Artificial e o passo que estamos dando hoje terá papel muito relevante”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.

Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

Motivos para a escolha de Uberlândia

O CEO da RT-One, Fernando Palamone, destacou os fatores que levaram à escolha de Uberlândia: o ambiente inovador promovido pelas startups locais, a parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além da disponibilidade energética e hídrica do município. ‘O fato de Uberlândia ser a melhor cidade de Minas Gerais para se viver fará com que o talento humano continue se desenvolvendo na cidade. Com esses atributos, Uberlândia é, sem dúvida alguma, um local ideal para instalação de um Data Center desse porte”, disse Palamone.

O complexo será erguido em um parque tecnológico com cerca de 245 mil m² de área construída, seguindo o modelo modular, que permite ativação gradual das operações e ampliações mais rápidas e eficientes. Inicialmente, o campus contará com 100 megawatts (MW) de energia contratada, podendo chegar até 400 MW, colocando o projeto entre os maiores da América Latina.

Tecnologia e sustentabilidade como pilares

O foco da RT-One está na oferta de soluções robustas para processamento de Inteligência Artificial e segurança na nuvem. O Data Center de Uberlândia contará com tecnologias de última geração, como sistemas de refrigeração líquida e gerenciamento energético avançado, atendendo às crescentes exigências do setor de IA.

Um dos diferenciais do projeto é o compromisso com a sustentabilidade. O Data Center será alimentado por fontes renováveis e terá consumo hídrico reduzido. Além disso, será o primeiro centro de dados do Brasil a buscar uma certificação internacional de sustentabilidade ambiental.

Importância dos Data Centers na economia atual

Na era digital, os Data Centers se tornaram estruturas essenciais para o funcionamento de setores estratégicos como saúde, agricultura, finanças e indústria. Com a integração de IA, essas unidades passam a exercer papel ainda mais relevante, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e a competitividade nacional. São consideradas, hoje, as “fábricas do futuro”.

Sobre a RT-One

A RT-One atua no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial, computação em nuvem segura e soberana, e cibersegurança. A empresa está envolvida na implantação de centros de dados sustentáveis e de alta performance, como o projeto já em andamento em Maringá (PR). Em Uberlândia, o empreendimento contará com parcerias internacionais e nacionais com empresas como Supermicro, Endor Development e LZA, garantindo acesso à tecnologia de ponta e promovendo a transferência de conhecimento para o mercado brasileiro.