Competição será realizada até o dia 18 de agosto, em Santiago, com a participação de representantes de diversos países das Américas

Os paratletas Edilândia Araújo, Marco Túlio Cruz e Valéria Santos, além do treinador Weverton Santos, todos integrantes da equipe da Prefeitura de Uberlândia — formada por meio de parceria entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e o Praia Clube —, representam a seleção brasileira de halterofilismo paralímpico na Parapan American World Cup Santiago 2025.

A competição ocorre entre os dias 11 e 18 de agosto, em Santiago, no Chile, reunindo atletas de diversos países das Américas.

“Mais uma vez, teremos representantes da equipe Futel/CDDU/Praia Clube na seleção brasileira de halterofilismo em uma competição internacional. A expectativa é que os paratletas façam boas provas e retornem ao Brasil com medalhas e importantes índices”, ressaltou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.

Considerada uma das principais potências do halterofilismo brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube treina no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel). No mês passado, a equipe conquistou 14 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze) na 2ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха. A competição foi realizada em São Paulo (SP), nos dias 21 e 22, com a participação de competidores de todo o país. Também em junho, a equipe conquistou 29 medalhas (16 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Halterofilismo, disputado em Belo Horizonte (MG).

Em março, a equipe uberlandense conquistou o 1º lugar na 1ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха, realizada em São Paulo (SP), com a participação de 160 paratletas de todo o país. A Futel/CDDU/Praia Clube obteve 17 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze. Além disso, os paratletas Marco Túlio Cruz e Edilândia Araújo estabeleceram novos recordes brasileiros em suas categorias – “Até 49 kg” e “Acima de 86 kg”, respectivamente.