2ª edição do ‘Capacitar’, curso de capacitação sobre mecanismos de incentivos fiscais, acontece nos dias 16 e 17 de setembro em Uberlândia (MG)

Parte dos impostos pagos pode ser revertido em benefício da sociedade, por meio de projetos sociais. Para ajudar representantes de empresas e associações, profissionais de contabilidade, direito, ESG ou qualquer pessoa interessada em entender como usar os incentivos fiscais a favor de boas causas sociais, o Instituto Algar e a Engie, por meio do programa Parcerias do Bem e coordenação da Incentive, promovem a 2ª edição do ‘Capacitar’. O curso gratuito acontece nos dias 16 e 17 de setembro, das 8h30 às 18h, no auditório da Algar Holding (Rua Lapa do Lobo, 800 – bairro Granja Marileusa). As vagas são limitadas e para se inscrever basta acessar abre.ai/capacitar2025 e levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado para a Mesa Brasil, que realiza a triagem e destina para organizações sociais de Uberlândia.

Com a capacitação será possível aprender a mobilizar recursos ou investir impostos direcionando para diversas áreas sociais, como cultura, esporte, saúde, reciclagem, cuidados com idosos, infância e adolescência. Conheça a programação detalhada do curso: 

Dia 16 de setembro (terça-feira)

08h30 – Café de boas vindas

12h00 – Pausa para Almoço 

18h00 – Encerramento

Conteúdo do dia: 

– Introdução nas Leis de Incentivo Federal (Cultura, Esporte, Reciclagem, Saúde, Idosos, Infância e Adolescência), com Mariana Kadletz;

– Fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, com Mariana Kadletz;

– Lei Rouanet, com Mariana Kadletz;

– Lei de Incentivo à Reciclagem, com Mariana Kadletz.

Dia 17 de setembro (quarta-feira)

08h30  – Café de boas vindas

12h00 – Pausa para Almoço 

18h00 – Encerramento

Conteúdo do dia:

 – PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com Secretaria de Turismo e Cultura de Uberlândia – com Atyadne Amâncio, Débora Costa Nunes e Elisa Pires Teodoro;

– Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais (LEIC – MG), com Ricardo Augusto Santos de Oliveira;

– Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais (LIE – MG), com Yghor Queiroz Gomes e Rodrigo César Silva;

– Dicas de captação de recursos, com Mariana Kadletz.

Foto: divulgação

Conheça os palestrantes do Capacitar

Especialistas em Incentivos Fiscais de Uberlândia (MG) e outras partes do país vão conduzir a formação e compartilhar seus conhecimentos. Confira quem serão os palestrantes: 

MARIANA KADLETZ – Advogada, empresária, mãe de dois filhos, e sócia da INCENTIVE, empresa que desde 2009 já desenvolveu mais de 150 projetos, especialmente através de leis de incentivo, atendendo hoje 10 estados brasileiros. Mariana é autora de Cartilhas sobre a Lei de Incentivo à Cultura; Fundo do Idoso; Fundo dos Direitos da Infância e Adolescência; Pronas/PCD e Pronon, da 1ª Cartilha da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e 1ª Cartilha do Programa de Incentivo à Inovação de Florianópolis. www.incentivedeverdade.com.br e instagram: @incentivedeverdade

ARYADNE AMÂNCIO – Graduada em Artes Cênicas (2008) e mestre em Artes (2012), pela Universidade Federal de Uberlândia. De 2010 a 2013, foi coordenadora de Apoio e Pesquisa da Diretoria de Assuntos Afrorraciais na Secretaria de Cultura de Uberlândia. Ministra oficinas, profere palestras na área cultural, oferece assessoria em planejamento, gestão, elaboração e execução de projetos, trabalhando na área de Educação e Cultura. Atuou como parecerista da área de teatro na Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no Fórum de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia e atua como Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.

DÉBORA COSTA NUNES – Graduada em Pedagogia e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de  Uberlândia (UFU), atua na gestão e acompanhamento de programas e projetos culturais; Atualmente é Assessora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia, com experiência na elaboração, execução e monitoramento de iniciativas voltadas à valorização do patrimônio cultural, ao incentivo às diversas linguagens artísticas e ao fortalecimento de políticas públicas para o setor; Integra comissões de seleção e avaliação no âmbito da Política Nacional Cultura Viva, contribuindo para a análise de projetos, a definição de critérios técnicos e a promoção de iniciativas culturais de impacto social.

ELISA PIRES TEODORO – Coordenadora do Núcleo de Gestão do Programa Municipal de Incentivo à Cultura –  PMIC, previsto na Lei nº 14.006/2023, que estabelece diretrizes para o fomento de projetos e ações culturais no município de Uberlândia; Formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduada em Controladoria, é servidora pública desde 2012.

RICARDO AUGUSTO SANTOS DE OLIVEIRA – Possui graduação em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (2008); Especialista em Educação Infantil pela UNIGAP (2013); Atualmente é ator e gestor do Grupo Teatral Trupe de Truões, responsável pela Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e coordenador geral do Ponto de Cultura Trupe de Truões; É mestrando em Artes pelo Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

YGHOR QUEIROZ GOMES – Graduado em Psicologia com MBA em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG, e Especialista em Psicologia do Esporte. Coordenador de projetos Esportivos e Sociais da AEDEC Brasil. Conselheiro titular do Conselho Estadual da pessoa com deficiência MG – CONPED 2024/2026. Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes 2024/2026.

RODRIGO CÉSAR SILVA – Gestor de Projetos Esportivos – Aedec Brasil Ex-atleta profissional de Basquete. Formando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Sobre o Instituto Algar

Com o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o Grupo Algar atua, o Instituto é o responsável pela gestão do investimento social privado das empresas do Grupo. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor. 

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário. 

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. O Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. 

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa opera exclusivamente com fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.