Investigação iniciada em 2022 culmina em prisões e apreensão de recursos milionários ligados ao tráfico de droga
Uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) resultou, nesta terça-feira (23/09), na prisão de quatro pessoas de forma preventiva, três de forma temporária, além do cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em Uberaba e Centralina.
A ação é desdobramento de investigações iniciadas em 2022, após a apreensão de grandes quantias em dinheiro ocultas em veículos, totalizando cerca de R$ 1,5 milhão, parte em moeda estrangeira. As apurações indicam que os recursos provinham do tráfico de drogas e estavam ligados a uma organização criminosa estruturada, com atuação em Minas Gerais e em outros estados.

As medidas cautelares foram autorizadas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Uberaba/MG. A operação contou com a atuação coordenada da Polícia Federal, Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Polícia Penal (PPMG) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
O nome da operação, “HOMIZIO”, faz referência ao ato de ocultar pessoas ou valores da Justiça, remetendo ao modo de operação da organização criminosa.