O Governo de Minas Gerais enviou equipes técnicas a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para dar suporte na investigação de nove casos suspeitos de sarampo notificados no município. A ação, conduzida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) através da Força Estadual do SUS (FES-SUS), ocorre nesta terça e quarta-feira (4 e 5).

O objetivo é reforçar a vigilância epidemiológica e turbinar a vacinação na cidade e evitar reviver doenças que já deveriam estar erradicadas.

As equipes da FES-SUS estão trabalhando lado a lado com a Secretaria Municipal de Saúde. Além de mergulhar na investigação dos casos, o plano inclui capacitação para profissionais locais em coleta de amostras e vigilância laboratorial e atualização sobre o manejo clínico, sinais e sintomas da doença.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, destacou a necessidade de uma resposta rápida. “O Governo de Minas acompanha de perto os casos suspeitos de sarampo em Uberlândia. No momento, temos nove casos sob investigação e estamos em articulação diária para monitorar o cenário epidemiológico e orientar as ações necessárias,” afirmou.

A intensificação vacinal começa já nesta terça-feira (4), com equipes da SES-MG e da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia focadas em laboratório e acompanhamento clínico. O desafio é diferenciar o sarampo de outras doenças com sintomas parecidos, como as arboviroses.

Prosdocimi reforçou o mantra da saúde pública: vacinação é a principal medida de prevenção. “A vacina tríplice viral é segura e eficaz. Ela está disponível em todas as unidades de saúde e nos vacimóveis. É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças para atualizar a caderneta de vacinação, especialmente com a dose da tríplice viral,” alertou.

De acordo com a SES-MG, os nove casos se concentram em crianças do município. As primeiras ocorrências foram registradas no dia 13 de outubro, quando duas crianças de 1 ano, sem registro vacinal para a tríplice viral, apresentaram febre, exantema (manchas na pele) e sintomas respiratórios leves. Os exames iniciais não foram conclusivos, o que exigiu novas amostras. As crianças estão bem e se recuperando em casa.

Novas notificações da doença foram registradas na semana passada, nos dias 27 e 28 de outubro, quando sete crianças também foram diagnosticadas com sarampo. Atualmente, todas estão clinicamente bem e em monitoramento. Até o momento, a pasta informou que não foi identificado vínculo epidemiológico entre os casos.

A Força Estadual do SUS não fica só em Uberlândia. Nos dias 4 e 5 de novembro, a equipe e a SRS de Uberlândia promove treinamentos para 18 municípios do Triângulo Mineiro, buscando aprimorar a vigilância contra sarampo e arboviroses. O foco é garantir que a região saiba o que fazer, desde o manejo clínico até a mobilização do público.