A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia confirmou que os dois casos suspeitos de sarampo que estavam sendo monitorados na cidade foram oficialmente descartados após a análise final realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A nova análise corrigiu o resultado preliminar que havia sido emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), órgão ligado ao Governo de Minas. Com a decisão da Fiocruz, fica confirmado que não há registro da circulação do vírus do sarampo entre os moradores de Uberlândia.

Desde as primeiras notificações, registradas em outubro, a Prefeitura de Uberlândia agiu rapidamente, implementando medidas de prevenção como ações de reforço da vacinação nas áreas de notificação e a busca ativa por crianças menores de cico anos com doses da vacina Tríplice Viral em atraso.

Nesse período de intensificação, o município registrou quase 9 mil aplicações da vacina contra o sarampo.

Apesar do esforço, a SMS alerta que a cobertura vacinal contra o sarampo em Uberlândia está em 84,12%, um índice ainda abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde para garantir a imunidade coletiva.