O prefeito Paulo Sérgio e o Superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz, lançaram oficialmente nesta quarta-feira (26) a nova edição do Mutirão Dívida Zero. O evento, organizado pelo Procon Uberlândia, com apoio da Câmara Municipal e diversas secretarias municipais, visa restabelecer o crédito de cidadãos inadimplentes através da negociação de dívidas com condições especiais.
O Mutirão Dívida Zero 2025 será realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no pavilhão da Arena Sabiazinho. No encontro de lançamento, realizado na sede do Procon, foram apresentadas as diretrizes do evento, que contará com a participação de 40 empresas e instituições credoras, incluindo a Secretaria Municipal de Finanças e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).
Objetivo e impacto
O Mutirão foi instituído como ação anual pela Lei Municipal 13.900, de 30 de novembro de 2022, conhecida como Lei do Mutirão Dívida Zero. Na edição de 2023, por exemplo, o evento demonstrou grande sucesso, movimentando R$ 33,5 milhões em negociações e atendendo quase 14 mil pessoas.
Para garantir o atendimento e agilizar a negociação, os interessados devem se cadastrar previamente no portal da Prefeitura, pelo link: dividazero.uberlandia.mg.gov.br/requerente. O interessado pode escolher se prefere ser atendido durante a manhã ou a tarde de qualquer um dos três dias do evento, assim como definir o interesse em negociar débitos junto a uma ou mais empresas da lista. Haverá, também, a opção de cadastro diretamente na Arena Sabiazinho no dia do evento.
No dia do atendimento, é fundamental que o solicitante apresente um documento de identificação com foto, tais como a carteira de identidade (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além de, se houver, contratos firmados ou comprovantes de aquisição do bem ou serviço.
Logística e acessibilidade
A organização do evento preparou uma estrutura robusta na Arena Sabiazinho para receber o público com conforto e segurança: o time do Procon receberá os cidadãos com áreas distintas para cadastrados, não cadastrados e que têm direito a atendimento preferencial, onde as senhas serão distribuídas. Para maior agilidade, dois grandes painéis na área interna do evento mostrarão a chamada de senhas, permitindo que todos aguardem nas arquibancadas. Também haverá serviços de acessibilidade para a população, incluindo tradução simultânea e interativa em Libras (Língua Brasileira de Sinais) das negociações.
