Produções são resultado do Projeto Trakinagem, que promoveu oficinas de cinema gratuitas para 150 jovens em comunidades da cidade
Uberlândia acaba de ganhar uma nova safra de jovens cineastas e atores. O Projeto Trakinagem Cinema e Educação, que promoveu oficinas gratuitas de audiovisual em seis instituições da cidade, lançou 12 curtas-metragens inéditos, produzidos por mais de 150 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. Os filmes já estão disponíveis no canal oficial do projeto no YouTube e no Instagram @trakinagemcine, e retratam com criatividade, sensibilidade e senso crítico temas urgentes como queimadas, desigualdades sociais, feminismo, consciência negra, reciclagem, arborização, desperdício de alimentos e acesso à água. As obras têm duração entre três e seis minutos, sempre a partir do ponto de vista dos próprios participantes, que atuaram como atores, roteiristas, produtores e editores dos filmes.
Formação completa
Realizado pela produtora O Sopro do Tempo, com patrocínio do Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto aconteceu durante os meses de agosto a dezembro, onde cada oficina de cinema contou com oito encontros semanais com três horas de duração, totalizando 24 horas de imersão prática em todas as etapas da produção cinematográfica. Desde a criação do roteiro até a atuação, gravação, edição e montagem final, cada curta foi construído de forma colaborativa com orientação da equipe pedagógica do projeto.
As oficinas aconteceram na Estação Vida (Centro de Formação Comunitário São Francisco de Assis), ADVÉM – Associação Desenvolvendo Vida e Missão, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e do Adolescente, Comunidade Vida, Missão Esperança, Centro de Formação Monte Alverne, vinculado à CCAU – Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia.
Segundo o coordenador do projeto, Cristiano Barbosa, a iniciativa vai além do ensino técnico, estimulando o protagonismo juvenil por meio da arte e da escuta ativa. “Nosso foco é não apenas ensinar as técnicas do cinema, mas mostrar que essa arte pode ser uma ferramenta de expressão e transformação social, criando novos olhares sobre si, os outros e o mundo ao nosso redor. O Trakinagem é sobre dar espaço para os jovens contarem suas próprias histórias, com sua linguagem, suas referências e seu território. Os jovens têm voz e quando encontram incentivo, constroem narrativas potentes. Os filmes criados são reflexos de vivências reais e o retorno dos espectadores após as sessões de exibições mostra como o cinema é uma ferramenta poderosa de agenciar diversas aprendizagens”, destaca.
Além da disponibilização online, os filmes foram exibidos presencialmente nas comunidades
atendidas, com sessões abertas ao público. Foram seis sessões realizadas, sendo quatro em
escolas públicas municipais e duas dentro das próprias instituições parceiras, nas quais as
oficinas aconteceram. Familiares, educadores e moradores lotaram os espaços para assistir às
produções e celebrar o talento das crianças e adolescentes envolvidos, totalizando cerca de
2.600 espectadores.
Durante as exibições, cada jovem recebeu um troféu simbólico como reconhecimento por sua dedicação e protagonismo no processo criativo.
Confira os curtas produzidos:
ASA BRANCA (CCAU) – 5min50seg
Não adianta só rezar. Conservar a água também depende de nós.
QUEIMADAS (ADVÉM) – 4min10seg
As queimadas destroem a natureza e lotam os postos de saúde.
GOTA D’ÁGUA (Estação Vida) – 4min20seg
Cuidar das árvores é também cuidar da água que mata a nossa sede.
AREIA (Ticote) – 5min30seg
Se nada for feito, nosso planeta pode virar um deserto.
CABELO (ADVÉM) – 4min10seg
Cabelo, cabeleira, cabeludo, descabelada. O bonito é a diferença.
ALIMENTO (CCAU) – 4min10seg
Evitar o desperdício pode ajudar a alimentar mais pessoas.
JOGO JUSTO (Estação Vida) – 5min05seg
Lugar de mulher é em todos os lugares — inclusive nos esportes.
RESPEITO É BOM (Ticote) – 6min
A diversidade social é uma das maiores belezas do Brasil.
SEMENTE (Missão Esperança) – 5min05seg
Coletar sementes e plantar sonhos para uma cidade melhor.
SEBASTIÃO (Missão Esperança) – 4min21seg
Como podemos ajudar o trabalhador Sebastião a coletar mais recicláveis?
A REVOLTA DAS LIXEIRAS (Comunidade Vida) – 5min
Lugar de lixo é no lixo.
CURTO-CIRCUITO (Comunidade Vida) – 4min35seg
O que a seca tem a ver com a falta de energia?
Sobre o projeto
O Projeto Trakinagem é realizado pela produtora O Sopro do Tempo, com patrocínio do Instituto Algar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Desde sua criação, o projeto busca democratizar o acesso ao cinema como linguagem de expressão, especialmente em territórios de vulnerabilidade social.
Para assistir aos filmes ou saber mais, acesse:
youtube.com/@trakinagemcine
instagram.com/trakinagemcine
