Iniciativa nacional visa acelerar as prisões dos criminosos e combater o crime organizado no país

Ao todo, a lista apresenta o perfil de 216 criminosos. Cada estado, além do Distrito Federal, pode incluir até oito nomes de foragidos cuja captura seja considerada estratégica para a segurança pública. Foram avaliados aspectos como gravidade e natureza do crime cometido, vinculação com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.

A lista já está disponível no site do ministério e pode ser acessada por qualquer pessoa. No espaço, é possível encontrar fotos e informações básicas sobre os criminosos, como o nome, apelidos, data de nascimento e estado. Na página, ainda será possível encontrar canais para enviar denúncias que levem à captura dos foragidos. Todo o processo é feito de forma anônima.

Veja o passo a passo:

“A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil. O objetivo desta plataforma é envolver a sociedade (por meio de um canal seguro e anônimo) auxiliando o no combate ao crime e facilitando a captura de foragidos da justiça”, disse a pasta.

SBT News