Uma grande operação conjunta das Polícias Civis de São Paulo (PCSP), Minas Gerais (PCMG) e Goiás (PCGO) desarticulou uma organização criminosa especializada em cometer fraudes eletrônicas e o desvio de cargas de alto valor em diversos estados do país.

A ação foi deflagrada por policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Seccional de Carapicuíba (SP), com o apoio das forças de segurança de Minas Gerais e Goiás.

A força-tarefa tinha como objetivo cumprir 7 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão temporária. Três pessoas foram presas durante a operação e, segundo a Polícia Civil, os prejuízos causados pela organização criminosa, que atuava há algum tempo no país, já superam R$ 3 milhões.

A investigação teve início após um crime específico: o desvio de uma carga avaliada em aproximadamente R$ 200 mil na cidade de Barueri (SP). O modus operandi do grupo era sofisticado e envolvia tecnologia para enganar empresas de logística e transporte: os criminosos utilizavam informações e cadastros falsos em aplicativos de transporte e logística para contratar fretes que eram, na verdade, fraudulentos. Após a contratação falsa, conseguiam desviar as mercadorias de alto valor.

O trabalho agora continua para identificar e prender o quarto mandado de prisão em aberto, além de aprofundar a investigação sobre o destino das cargas desviadas e a lavagem do dinheiro obtido com os crimes.