A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) divulgou o cronograma e as normas para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026. Os contribuintes mineiros devem ficar atentos, pois o calendário de vencimentos começa oficialmente no dia 9 de fevereiro.
O escalonamento do imposto é definido pelo final da placa do veículo. No dia 9 de fevereiro, por exemplo, vencem a cota única ou a primeira parcela para os veículos com finais de placa 1 e 2.
Para quem deseja economizar, o governo estadual oferece um incentivo: o pagamento em cota única garante um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. Quem preferir, poderá parcelar o débito em até três vezes, sem o desconto.
Embora o pagamento ainda não esteja liberado, os proprietários já podem verificar os valores que deverão pagar através do número do Renavam no site oficial: fazenda.mg.gov.br.
As guias de pagamento serão liberadas para emissão a partir do dia 1º de janeiro. O sistema informará o valor integral do imposto, as datas de vencimento sem incidência de multa e opções detalhadas de parcelamento. Além do site da Fazenda, o cidadão pode utilizar a conta Gov.br para visualizar a situação de todos os veículos vinculados ao seu CPF de forma unificada.
Além do IPVA, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) também teve suas informações disponibilizadas. O valor já pode ser consultado nos mesmos canais e o prazo final para quitação da taxa é o dia 31 de março.
Vale lembrar que o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) de 2026 só será emitido após a quitação plena do IPVA, da taxa de licenciamento e de eventuais multas de trânsito pendentes.
Confira, abaixo, a cartela detalhada do IPVA 2026:

