Programa oferece bolsas integrais e parciais em faculdades privadas; prazo vai até 29 de janeiro

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 começam nesta segunda-feira (26). Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 29 de janeiroexclusivamente pelo Portal Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC).

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e bolsas parciais, com desconto de 50%, em instituições privadas de ensino superior em todo o país.

Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025, ter obtido média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação.

Critérios de escolaridade e perfil

O candidato deve atender ao menos uma das seguintes condições:

Na inscrição, é necessário escolher entre ampla concorrência, ou políticas afirmativas (para pessoas com deficiência ou autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas)

Qual é o limite de renda para conseguir bolsa?

Para se inscrever, o candidato deve ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsa integral. Para a bolsa parcial, a renda deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

📅Calendário do Prouni 2026

SBT News