Um vídeo que circula nas redes sociais gerou preocupação entre os mineiros nos últimos dias. Nas imagens, dois boletos com visuais diferentes são comparados, sob a afirmação de que golpistas estariam clonando as faturas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
No entanto, a companhia veio a público desmentir a fraude e explicar que a mudança é, na verdade, uma atualização oficial.
Se você recebeu uma fatura com um tom de verde mais escuro, especialmente no topo, não se assuste. Segundo a Cemig, a alteração faz parte de um projeto de modernização iniciado em 2025. O objetivo é tornar a leitura mais clara e direta para o consumidor.
As principais mudanças incluem um novo layout com design focado na facilidade de leitura, além de um maior destaque visual para informações cruciais, como o valor total e a data de vencimento, que agora aparecem com maior evidência. Além disso, a atualização traz uma padronização seguindo modelos e normas regulatórias já utilizadas por outras distribuidoras do Brasil, sendo que a companhia garante, em nota oficial, que a mudança é apenas visual e não indica fraude.
Mesmo com a confirmação da mudança estética, a atenção deve ser redobrada para evitar cair em golpes reais; destacando que o segredo está na conferência dos dados antes de confirmar o pagamento. Seja via Pix ou código de barras, o sistema do banco deve obrigatoriamente exibir os dados oficiais do beneficiário para garantir a segurança da operação: o nome do credor deve aparecer como Cemig Distribuição S.A. e o CNPJ deve ser o 06.981.000/0001-16.
Para garantir a segurança do consumidor, a Cemig recomenda conferir sempre o nome do beneficiário, nunca finalizando o pagamento caso apareça uma pessoa física ou uma empresa desconhecida. Em caso de dúvida, a orientação é utilizar os canais oficiais para emitir a segunda via, como o aplicativo Cemig Atende ou o site da companhia, além de sempre verificar se o valor que aparece na tela do banco coincide exatamente com o valor impresso no papel.
A Cemig reforça que a atualização do layout visa justamente dar mais transparência e segurança, evitando que informações essenciais passem despercebidas pelo cliente.
