Proprietários de veículos em Minas Gerais devem ficar atentos: começa nesta segunda-feira (9) o calendário de pagamentos do IPVA 2026. O cronograma para a primeira parcela ou cota única segue o final da placa do veículo e se estende até a próxima sexta-feira (13).

Para quem deseja se organizar, as datas de vencimento desta semana começam hoje, 9 de fevereiro, para os veículos com final de placa 1 e 2. O cronograma segue com os finais 3 e 4 na terça-feira (10), 5 e 6 na quarta-feira (11), 7 e 8 na quinta-feira (12) e, por fim, os finais 9 e 0 na sexta-feira (13).

Calendário do IPVA 2026 | Reprodução

O contribuinte que optar pela quitação à vista garante um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. Já para quem preferir o parcelamento, o tributo pode ser dividido em três vezes, com os vencimentos das parcelas subsequentes programados para ocorrer entre os dias 9 e 13 de março, para a segunda cota, e entre 9 e 14 de abril, para a terceira e última parcela.

Em Minas Gerais, veículos com 20 anos ou mais de fabricação contam com o benefício da isenção automática do pagamento do IPVA. É importante destacar, no entanto, que embora essa isenção ocorra sem a necessidade de solicitação, o pagamento da Taxa de Licenciamento permanece obrigatório para todos os proprietários, independentemente do ano de fabricação do veículo.

Os valores do imposto podem ser verificados informando o número do RENAVAM por meio de diferentes canais, como o site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda, o aplicativo MG App ou ainda pelo telefone 155 (LigMinas). O pagamento pode ser realizado via PIX, internet banking, caixas eletrônicos, agências bancárias ou casas lotéricas; basta apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou apenas o número do RENAVAM.