A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deu início nesta sexta-feira (13), à operação “Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade”. A iniciativa visa garantir a segurança de moradores e turistas que aproveitarão as festividades no Triângulo Mineiro.
O planejamento operacional prevê o reforço do policiamento com foco na preservação da ordem nas festividades, respeito aos direitos humanos e atuação integrada com outros órgãos de segurança. As ações preventivas, que já haviam sido iniciadas de forma estratégica na primeira semana de fevereiro, ganham força total a partir de agora para cobrir os eventos carnavalescos.
A operação será desencadeada em 14 dos 18 municípios que compõem a área da 9ª RPM, abrangendo as cidades de Uberlândia, Araporã, Tupaciguara, Grupiara, Indianópolis, Estrela do Sul, Prata, Santa Vitória, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas, Centralina, Canápolis, Capinópolis e Cachoeira Dourada.
De acordo com o comando da PMMG, o esquema especial de segurança seguirá um cronograma que compreende o período principal entre os dias 13 e 18 de fevereiro, abrangendo a Quarta-Feira de Cinzas, com a manutenção do policiamento direcionado ao pós-Carnaval até o dia 22 de fevereiro; data prevista para o encerramento total das festividades na região.
A corporação ressalta que a atuação é estratégica e proporcional às demandas sazonais, assegurando que tanto os grandes eventos quanto as celebrações menores recebam a cobertura necessária para garantir um feriado de paz.
