As duplas brasileiras se cruzarão mais uma vez no torneio feminino do Campeonato Mundial de vôlei de praia 2017, disputado em Viena, capital austríaca. Larissa/Talita (PA/AL) e Maria Elisa/Carol Solberg (PE/RJ) venceram nesta quinta-feira (03.08), pelas oitavas de final, e se enfrentarão nas quartas de final do torneio, nesta sexta-feira (04.08).
Será o segundo confronto seguido contra compatriotas para Maria Elisa e Carol Solberg, que nesta quinta eliminaram Elize Maia e Taiana (ES/CE) com vitória por 2 sets a 0 (21/9, 21/19), em 36 minutos. A partida entre as brasileiras pelas quartas de final ainda terá o horário divulgado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Maria Elisa analisou o desempenho em um duelo que se repetiu diversas vezes na atual temporada do Circuito Mundial. Foi o sexto jogo e a quarta vitória contra Elize/Taiana.
“A coisa mais complicada em um torneio como este é manter uma boa regularidade e mantivemos isso desde o jogo passado. Estávamos muito focadas e estudamos muito o jogo delas. Carol foi uma guerreira, ela trouxe energia que precisávamos, enquanto eu tentava ter a leitura para pensar na estratégia e dar algumas informações a ela durante o jogo”.
A carioca Carolina Solberg também comentou a vitória sobre as compatriotas e sobre o forte calor em Viena.
“Está quente e temos que ser bastante fortes para lidar com isso. Nós não jogamos tantos jogos juntas, mas nós começamos a descobrir quem somos como time. Elize e Taiana são um time excelente e é uma partida que qualquer equipe pode sair com a vitória. Nos enfrentamos várias vezes neste ano e é um jogo tenso para nós. Agora estamos de olho nas quartas de final e espero que possamos brigar por uma medalha”.
Já Larissa e Talita superaram nas oitavas de final as suíças Joana Heidrich e Anouk Vergé-Dépré por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), em 37 minutos de duração. Destaque para Talita, maior pontuadora do confronto com 17 acertos (16 ataques e um bloqueio), que analisou o jogo.
“As suíças possuem uma equipe muito forte, sabíamos que teríamos que manter o que fizemos até agora. Jogar unidas e fortes mentalmente. Estamos evoluindo jogo a jogo. Agora vamos descansar e nos prepararmos para esse duelo das quartas de final”.
Com a nona colocação, Elize Maia e Taiana somam 480 pontos no ranking geral e recebem um prêmio de 11 mil dólares. Ágatha/Duda (PR/SE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), eliminadas na primeira fase eliminatória, somam 320 pontos e recebem 7 mil dólares.
A arena central da etapa, com capacidade para 10 mil pessoas, fica em uma ‘ilha’ no Rio Danúbio, que cruza a capital austríaca. O Campeonato Mundial 2017 contará com duplas de 40 países jogando um total de 216 jogos em nove dias.
O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe), e 1.600 pontos aos campeões no ranking geral. O Brasil é o maior vencedor da competição bianual, tendo conquistado seis títulos entre os homens e outros cinco entre as mulheres.
CBV