Na próxima terça-feira (22), a Rua Inácia Teodora, no Bairro Granada, será palco de uma ação que está incomodando bastante os moradores do local. A prefeitura ganhou, na justiça, o direito de parte dos terrenos de 6 casas, que terão seus muros demolidos.
Tudo teve início há 20 anos, quando um terreno do município, que ficava na parte dos fundos dos domicílios, estava abandonado e cheio de lixo. Assim, os moradores receberam a orientação de cercar o local justamente para evitar o acúmulo de dejetos e coibir roubos e furtos.
O aposentado Ozimar Tristão, que será afetado pela ação, confirmou que recebeu a orientação de cercar o terreno pela própria prefeitura e já sabe que terá prejuízos. “Disse que a prefeitura não vende terreno, e tenho todos os documentos de compra. Só que passou um valor muito alto, é um valor pra você desistir”, disse.
Outra moradora do local, que chegou a plantar árvores no terreno, também tentou comprá-lo, mas disse que as negociações com a prefeitura não deram certo.
“Em 2013, a prefeitura nos convocou pra passar uma proposta pra nós e nos deu uma opção de quatro parcelas. Eu, com os demais moradores, não teve (sic) outra alternativa. Eles nos passaram que de 2013 pra cá, agora passou a ser inconstitucional, ou seja, não se pode vender”, explicou a vendedora Júlia Flausino.
Existem muros de casas que precisarão ser demolidas por ter invadido em apenas um metro o terreno de prefeitura. A decisão indignou os moradores, que já não sabem mais a quem recorrer. “Não tem negociação de espécie alguma porque já está na mão do juiz e não podemos fazer nada”, disse Júlia.
Nota da Prefeitura
Em nota, a prefeitura de Uberlândia disse que o terreno será reintegrado, conforme decisão judicial. Também será feito um estudo para verificar a possibilidade de implantar equipamentos sociais na área.
Informações no local: Kátia Medeiros