Na última sexta-feira (25), a Polícia Militar promoveu 123 novos sargentos para as cidades das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, representadas pelos municípios de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas, sedes da 9ª, 5ª e 10ª Regiões da PM (RPM) , respectivamente. O evento aconteceu dentro do ginásio do Praia Clube.
“A gente ta entregando esses novos sargentos para a sociedade de bem aqui da nossa região, para que eles possam dar sequência na preservação da ordem e manutenção da paz social”, explicou o Coronel Jarbas de Souza Silva, comandante da 10ª RPM, em Patos de Minas.
A patente de sargento é considerada, dentro da polícia militar, um elo entre o efetivo nas ruas e os comandos de cada unidade da PM. O policial que deseja se tornar sargento precisa se preparar por três meses, incluindo algumas aulas teóricas e práticas.
“Nesse período, são estudadas disciplinas da atividade policial, propriamente dita, é feito um treinamento mais detalhado em várias atividades, também na área de direito, para que os policiais possam fazer iniciações de comando com maior segurança e efetividade”, disse o Coronel Cláudio Victor Rodrigues, comandante da 9ª RPM, em Uberlândia.
Durante a solenidade, o promotor Marcos Vinícius Ribeiro recebeu uma homenagem da PM e foi escolhido para ser o padrinho da nova turma. Além disso, um sargento, de cada uma das regiões, foi escolhido como destaque durante a preparação.
No caso da 9ª Risp, o escolhido foi o sargento Cunha Melo. “Não esperava alcançar esse primeiro lugar. Só procurei me dedicar e absorver novos conhecimentos, e desse esforço e graças ao bom Deus, consegui alcançar esse êxito”, disse.
Informações no local: Vinícius Lemos