O Setembro Amarelo é o mês conhecido pela promoção de ações voltadas para a prevenção do suicídio. Essa é uma campanha que tem alcance mundial e teve início no Brasil em 2014. O problema é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 24 anos.
Nos últimos 20 anos, a taxa de suicídios de pessoas nessa faixa etária aumentou em mais de 1.900%. E a principal forma de combater o problema é conversar sobre o assunto.
“A prevenção do suicídio é falar sobre o suicídio. Então, setembro é o mês foco da campanha Setembro Amarelo. É o mês foco de conscientização e prevenção do suicídio”, explicou o médico palestrante Gusthavo Cândido.
Em Uberlândia, a campanha foi promovida através de palestras dentro das Unidades Básicas de Saúda de Família (UBSF), justamente para poder trazer o problema à tona para a população geral.
“A gente passa hoje, pra população, três principais pontos. O primeiro é que falar sobre o suicídio não é encorajar o suicídio, é desestimulá-lo. Porque a comunidade pode, através do seu apoio social, ofertar aos indivíduos vulneráveis pensamentos para que possam repensar essa ideia suicida”, disse Gusthavo.
Informações no local: Vinícius Lemos