Foi identificado pela Polícia Militar de Janaúba, no norte de Minas Gerais, o homem que provocou uma tragédia em creche da cidade ao atear fogo no próprio corpo e em crianças, provocando a morte de pelo menos quatro alunos. Uma mulher também morreu em decorrência das queimaduras. Heley de Abreu Silva Batista era professora da creche. Outras 22 pessoas foram socorridas até o Hospital Regional, sendo nove delas em estado grave, inclusive o autor.
Damião Soares dos Santos, de 50 anos, é apontado como autor do crime. De acordo com a Prefeitura, o homem é funcionário efetivo desde 2008, ficou de férias de julho a agosto e, ao retornar ao trabalho, no mês de setembro, alegou problema de saúde e foi afastado. Nesta manhã ele havia ido à creche para entregar um atestado médico e cometeu o crime.
Ele era vigia do Centro de Educação Municipal Gente Inocente. O governo de Minas informou por meio de nota que montou uma operação especial em todo o estado para transporte e internação dos pacientes em hospitais da região e no João XXIII, referência em atendimento a pessoas queimadas.
O presidente Michel Temer também se manifestou prestando solidariedade às famílias das crianças. A Prefeitura de Janaúba decretou luto de três dias e está pedindo doações (veja abaixo) de medicamentos e outros produtos para os hospitais que receberem os pacientes.
A Polícia Civil também emitiu nota informando que já fez a perícia no local e que está realizando os exames de necropsia nos corpos das crianças mortas. Um inquérito foi aberto para apurar o caso e equipes das investigações já estão na casa do suspeito para levantar informações e elucidar as causas do crime. O helicóptero da corporação também está à disposição do transporte de feridos.
https://www.facebook.com/prefeituradejanauba/posts/1509146142499499