As derrotas em sequência do Cruzeiro para Coritiba (1 a 0, no Couto Pereira) e Atlético (3 a 1, no Mineirão) fizeram o Cruzeiro perder a melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro. O time celeste, que tinha aproveitamento superior a 74%, “estacionou” nos 20 pontos e viu o percentual baixar para 60,6%.
Antes dos tropeços, a Raposa chegou a ostentar 13 partidas de invencibilidade na temporada (contando Copa do Brasil e Primeira Liga) e 16 como mandante. O crescimento no returno chegou a fazer a torcida azul sonhar com a possibilidade de título, o que tornaria a temporada 2017 uma das mais vitoriosas da história do clube – que conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil este ano.
Além disso, o elenco mantinha o discurso de tentar ao menos ser vice-campeão, condição que lhe faria saltar no ranking da CBF e renderia R$ 11,3 milhões em premiação.
Contudo, a série de maus resultados fez o Cruzeiro estacionar no quinto lugar, com 47 pontos. A oito rodadas para o fim do Brasileiro, o time de Mano Menezes teria de conseguir o improvável: tirar 12 pontos de diferença para o Corinthians, além de superar Palmeiras (2º, com 53), Santos (3º, com 53) e Grêmio (4º, com 50).
Novo líder
A liderança da segunda metade do campeonato pertence ao Botafogo. A vitória sobre o Corinthians por 2 a 1, nessa segunda-feira, no Engenhão, fez o alvinegro carioca atingir 22 pontos, com sete triunfos, um empate e três derrotas (66,7%). O Palmeiras, que bateu o Grêmio por 3 a 1 no último domingo, em Porto Alegre, chegou a 21 pontos (63,6%).
O Corinthians, outrora folgado na competição, contabilizou apenas 12 pontos (36,4% de aproveitamento) no segundo turno. A equipe comandada por Fábio Carille tem a quinta pior campanha e viu a diferença sobre o vice-líder cair de oito pontos, ao término do turno (Grêmio), para seis, na 30ª rodada (Palmeiras).
Veja os cinco primeiros colocados do returno
1- Botafogo: 22
2- Palmeiras: 21
3- Cruzeiro: 20
4- Vasco: 19
5- Atlético: 18
Superesportes