Na última terça-feira, 24, a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek completou 77 anos de existência. E neste ano de 2017, as comemorações coincidiram com a Semana Nacional da Leitura.
Para celebrar tanto o aniversário quanto a semana, a biblioteca promoveu diversas atividades, como palestras, oficinas, sarau musical e bate papo com escritores. Todos os eventos são gratuitos e abertos para a população.
Mudança de ares
Denise Carvalho, coordenadora da biblioteca e que trabalha no local há 31 anos, explicou que o movimento mudou bastante com o passar do tempo, por conta das tecnologias e melhorias nas bibliotecas de escolas.
“Quem vem na biblioteca hoje? Vem àquela pessoa que está se preparando pra concurso, quem está se preparando pra vestibular. E gente da terceira idade, que eu falo que bate ponto aqui todo dia”, disse.
Um dos assuntos abordados em uma das palestras promovidas durante a semana nacional de leitura era justamente o uso de tecnologias nas bibliotecas. O palestrante Nelson Marcos Ferreira, que é bibliotecário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), disse que é possível realizar essa adaptação sem maiores problemas e que ela é fundamental.
“Vai falar, nessa palestra, sobre a importância da biblioteca acompanhar esse tempo. Acompanhar esses novos usuários que estão chegando, que já são nativos digitais. Algumas bibliotecas já têm trabalhado com certas tecnologias, como empréstimo de notebook, e-readers e tablets. As tecnologias devem, e precisam ser aliadas de todos esses profissionais que atuam na biblioteca”, disse.
Mesmo com essa mudança de ares, muitas pessoas não abandonam o hábito de ir até a biblioteca. É o caso da assistente social Elba da Silva, que afirma que vai até o local com frequência desde os 12 anos de idade, onde desenvolveu a paixão pela leitura.
“Eu acho que (a biblioteca) não pode cair no esquecimento. Que ano que vem se comemore 78, 79, 80, 90. Acho muito importante”, disse.
Informações no local: Camila Rabelo