No mês da Consciência Negra, a Casa da Cultura é palco do inédito recital ‘A Lírica na Consciência Negra’, protagonizado pela soprano Cyrene Paparotti e a pianista Grazielle Almeida. A proposta é chamar a atenção pela temática por meio de obras eruditas nacionais e norte-americanas. A atração apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura é gratuita, aberta a toda comunidade e acontece na noite desta sexta-feira (17), a partir das 20h.
De acordo com a cantora Cyrene Paparotti, idealizadora da apresentação, a iniciativa surgiu tanto para popularizar a música erudita quanto despertar uma discussão sobre o Dia da Consciência Negra. “Essa data, muitas vezes, fica alusiva apenas a manifestações populares. Queremos mostrar que a música erudita tem muita temática ligada sobre questões afro”, comentou.
Uma das principais marcas do recital é a homenagem a dois importantes artistas negros brasileiros que faleceram neste ano: a soprano Maria D’Apparecida Marques e o maestro e pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo. Os dois ícones das canções eruditas afro-brasileiras terão parte de sua obra interpretada.
Na segunda parte, o recital focará em apresentações de músicas do gênero Negro Spiritual, estilo musical surgido nos Estados Unidos e interpretado, inicialmente, por escravos negros.
Uberlândia terá a honra de receber a primeira apresentação do recital, que já tem data para ocorrer em outras cidades brasileiras, incluindo a capital paulista. Para apreciar a atração, não é necessário retirar ingressos. Basta se dirigir à Casa da Cultura, localizada na praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho.
Prestigie!
O quê: Recital ‘A Lirica na Consciência Negra’
Artistas: Cyrene Paparotti (soprano) e Grazielle Almeida (pianista)
Quando: Sexta-feira (17), às 20h
Onde: Casa da Cultura, localizada na praça Coronel Carneiro, nº 89, bairro Fundinho
Fonte: Secom Prefeitura de Uberlândia