
Um jacaré do papo amarelo foi resgatado pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Uberlândia no final da manha desta segunda-feira, 4, dentro de uma oficina no Bairro Distrito Industrial, na zona norte da cidade. Funcionários avistaram o animal entre as peças/sucatas no pátio da empresa.
Os Policiais Ambientais constataram que se tratava de um jovem da espécie, com quase um metro e meio de tamanho. Foi feita a correta contenção do animal para preservar sua integridade física e também a dos policiais envolvidos na captura e outras pessoas presentes.
Tudo indica que, pelo grande volume de chuvas na região, o réptil deve ter se deslocado por algum curso d’água até chegar na área urbana, pois próximo à empresa tem um córrego.
De acordo com a Polícia Ambiental, o jacaré do papo amarelo vive em brejos, mangues, lagoas, riachos, córregos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.
A espécie é característica pelo seu focinho curto e largo que tem quase o mesmo comprimento que a largura à altura dos olhos. Machos geralmente possuem maior tamanho corporal e largura craniana. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.
Apesar de não ser um caso isolado aqui na cidade de Uberlândia, não é comum este animal ser capturado com frequência na zona urbana.
O animal estava aparentemente saudável e por isso foi reintroduzido em seu habitat natural, um local com todas as condições para o bem estar do animal e distante do centro urbano. Não foi possível verificar se o jacaré era macho ou fêmea.