Os moradores da região conhecida como Tenda do Moreno reclamam que o local está abandonado pelo poder público por conta de diversos motivos: constantes quedas de energia, falta de médico no posto de saúde e ausência de transporte público. E já não sabem mais a quem recorrer para resolver esses problemas.

A respeito das quedas de energia, muitos moradores afirmam que elas ocorrem de duas a três vezes por semana no local, o que prejudica muitos serviços e negócios na Tenda do Moreno.

“Primeira coisa: você fica sem comunicação, por que a torre do telefone não funciona. E você também não pode bombear água, fica sem água na casa. E as visitas que estão em casa precisam ir embora por que não tem a menor condição de permanecer”, explicou o produtor rural Roberto Carlos Souza.

O posto de saúde também está em situação precária. Além da falta de cuidados, como o mato que toma conta do local, a única médica que atendia a população da Tenda do Moreno foi remanejada há 10 meses, o que deixa a população sem atendimento. Por conta disso, a líder comunitária Raquel Borges explica que os moradores precisam ir até o Bairro Morumbi para conseguir atendimento médico.

“A gente procura a Juliana, que é a enfermeira, ela encaminha a gente pro anexo do Morumbi. A chega lá, tem o procedimento com o médico, mas o certo seria um médico aqui, como era”, disse Raquel.

Outro motivo de reclamação dos moradores da Tenda do Moreno é a falta de transporte público. A população diz que a única linha de ônibus disponível trafega pelo local apenas aos domingos, segundas e sextas-feiras. O chacareiro Edson Justino lembra que coletivo para apenas em um único ponto e que por conta disso, mais de 100 pessoas, que moram em locais mais afastados, deixam de ser atendidas pelo serviço.

A escola e a paróquia da região também passam por sérios problemas estruturais. A população explica que diversas rachaduras apareceram nas paredes dos dois locais após a realização da obra da Estação de Tratamento de Água de Capim Branco.

Notas da Prefeitura, Cemig e DMAE

Prefeitura

“A Secretaria de Saúde informa que a comunidade Tenda do Moreno é assistida pela equipe médica da rede municipal de forma permanente. Os pacientes que precisam de atendimento médico são encaminhados para a UBSF Morumbi IV e para o ambulatório do anexo do Morumbi. Para procedimentos básicos, há na unidade um técnico de enfermagem além de uma enfermeira que dá suporte aos encaminhamentos médicos. também é oferecido à comunidade, quinzenalmente, atendimento com psicólogo, assistente social e nutricionista.”

Cemig

“Em resposta à reclamação de falta de energia na região do Pau Furado, em Uberlândia, a Cemig informa que identificou, durante inspeção ocorrida dia 17/12/2017, que a causa das interrupções era uma árvore de grande porte que estava  sobre a rede e que foi podada na ocasião.

A Cemig esclarece, ainda, que programou para os próximos dias manutenções na rede elétrica do local.”

DMAE

“O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) informa que conforme condicionante ambiental da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco, está previsto a revitalização dos espaços públicos (escola e posto de saúde) localizados na comunidade Tenda do Moreno. Estas melhorias devem ser realizadas até o fim da construção da ETA.”

Informações: Vinícius Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *