Os passageiros que fazem o trajeto de Uberlândia a Catalão estão sem ônibus interestadual há cinco meses. Para realizar o trajeto no momento, só em ônibus clandestinos ou por caronas solidárias.

Aldo Fernando, antigo usuário da linha, relata que nada foi feito para resolver o problema. O passageiro entrou em contato com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), que informou que existe três linhas de ônibus fazendo a rota. “É mentira só existia uma empresa e essa não está operando mais, estamos sem opção para viajar”, afirma.

A empresa que realizava a rota informou, por meio de nota, que parou de fazer o trajeto pois o contrato com a ANTT venceu. Outra empresa ganhou a licitação, mas a agência não informou o nome da nova companhia.

Nota ANTT:

“Os serviços interestaduais operados por ônibus do tipo rodoviário regulados pela ANTT passaram a ser delegados por meio de autorização com a publicação da lei nº 12.996/2014. Com isso o transporte de passageiros passou a funcionar por meio de autorização de mercados em vez de permissão de linhas como era anteriormente. A agência esclarece que um mercado é uma combinação de municípios nos quais a empresa é autorizada a operar e entre os quais ela pode fazer o transporte de passageiros. Pode-se considerar a combinação de municípios Uberlândia/MG – Catalão/GO como um mercado. Autorizado o mercado a empresa pode atendê-lo por meio de uma linha direta ou por meio da modificação de uma linha que opera”.

O V9 entrou em contato por telefone com a ANTT para saber qual empresa vai fazer a rota e quando vai começar a operar. Em nota a ANTT, informou que duas empresas deverão operar na linha Uberlândia a Catalão. As companhias aprovadas estão em fase de aprovação de documentação dos veículos.

A data que as linhas vão voltar a funcionar não foram informadas pela a ANTT.

Matéria atualizada ás 16h53 para acréscimo de informações.

 

Confira mais informações no vídeo abaixo, na reportagem de Camila Rabelo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *