A Associação de Proteção aos Animais (APA) de Uberlândia está passando por dificuldades neste início de 2018. A entidade explica que além da superlotação do local, muitas verbas a que tem direito não estão sendo repassadas.

Elson Torres, presidente da APA de Uberlândia, disse que o local está sofrendo com a superlotação: atualmente, a entidade abriga cerca 470 cães e gatos, sendo que o limite seria de 250 animais. Além disso, a associação ainda não recebeu, por parte da Prefeitura de Uberlândia, os repasses referentes aos meses de janeiro e fevereiro e o número de doações diminuiu.

“O repasse da prefeitura vem, geralmente, a partir de março, abril, e até então, a gente sobrevive de eventos, de ações e de doações, além da superlotação. Tendo uma ocupação maior, eu tenho um gasto maior e um recurso cada vez menor”, disse.

O presidente da APA também explicou que os 7 mil reais de verba que recebe da prefeitura não é suficiente nem para pagar os funcionários do local, e que para conseguir custear todas as despesas com os animais, a APA promove a venda de rifas e bingos.

E neste final de semana, a associação irá vender pizzas para conseguir angariar fundos. A população pode escolher entre quatro sabores diferentes: vegana, vegetariana, calabresa e mussarela. Para mais informações, basta acessar a página da APA no Facebook ou entrar em contato pelo telefone 99677 0358.

Ampliação das instalações

Além de todos os problemas de falta de verba e superlotação, Elson explicou que também precisa construir uma enfermaria no local, já que se algum animal ficar doente, precisa encaminhá-lo até a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que fica a 20 km de distância.

“Tenho dois veterinários contratados que podiam fazer isso aqui, mas não tenho sala cirúrgica, preciso construir essa sala cirúrgica. Mas construir como, se tenho que comprar 3 toneladas e meia de ração por mês? Não me sobra dinheiro pra isso”, disse.

Informações: Anderson Magrão