A partir da próxima quarta-feira, 21, estarão abertas as inscrições para o vestibular de meio de ano da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O prazo se encerra às 12h do dia 9 de abril.
Os interessados em participar do processo seletivo da instituição precisam realizar a inscrição pela página da diretoria de processos seletivos (clique aqui para acessar). A taxa de inscrição do vestibular é de 117 reais.
A grande novidade para a edição 2018 é que, diferente do último ano, a prova volta a ser realizada em dois finais de semana: a primeira fase ocorre nos dias 2 e 3 de junho, enquanto que a segunda fase acontece nos dias 23 e 24 de junho. Em 2017, todo o processo ocorreu em um único final de semana.
Em entrevista para o site da instituição de ensino, o Pró-Reitor de Graduação da UFU, Armando Quillici Neto explicou que o retorno ao formato antigo é uma forma de “valorizar uma formação humanística e crítica, com mais espaço para disciplinas como Filosofia, Sociologia e Literatura.”
Além de Uberlândia, as provas acontecem nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Ribeirão Preto e Goiânia.
Para mais informações do processo seletivo, clique aqui para acessar o edital do vestibular
Divisão de vagas
Em entrevista para a TV Vitoriosa, Armando explicou como que ocorre a divisão de vagas no processo, que é motivo de dúvidas de muitos candidatos.
“50% (das vagas) é (sic) pra ampla concorrência, e 50% das vagas vão para cotas. Há cotas para renda, a pessoa que tem até um e meio salário mínimo (de renda); há cota de PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) e cota pra deficiente (físico)”, disse.
O pró-reitor lembra que para todos esses casos, os candidatos precisam apresentar documentos que comprovem essas condições, que serão analisados.
Informações: Anderson Magrão