O engenheiro agrônomo Marcelo Marques Nascimento acordou um pouco mais cedo do que o habitual nesse sábado (12). Apesar do motivo não ser trabalho, foi tão importante quanto: levar o filho de 3 anos para receber a vacina conta o vírus influenza. Ele escolheu o Dia D da Vacinação e foi a uma das mais de 70 salas da rede municipal de saúde para garantir que o pequeno fosse imunizado.

A ação acontece até as 17h. “O atendimento foi muito mais rápido do que eu imaginava. É algo muito importante e por isso é essencial que todos os pais venham, pois fazendo isso estamos cuidando e protegendo de quem a gente ama”, afirmou Marcelo.

Além das crianças menores de cinco anos, como é o caso do filho do agrônomo, a ação tem como alvo as gestantes e mulheres em fase de pós-parto, além de idosos (a partir de 60 anos), professores, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades. Cerca de 350 profissionais da saúde estão envolvidos na ação.

Balanço

Desde o início da campanha, 58 mil doses foram aplicadas, protegendo a população  contra os três tipos de Influenza: A (H1N1); subtipo A (H3N2) e B. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza começou no último dia 23 de abril e encerra no dia 1º de junho.

“Soube pela Tv que hoje seria o Dia D da Vacinação e já aproveitei para vir tomar a vacina. Nós que temos a imunidade mais baixa não podemos perder a oportunidade e o atendimento foi rápido e muito bem feito” ressaltou a aposentada Marlene Silva Santos.

“Os idosos são sempre os que mais procuram. Agora, a gente pede para que os pais levem os filhos para tomarem a vacina, pois eles também são vulneráveis ao vírus. Outro apelo é em relação às gestantes, já que a vacina protege a mãe e o filho”, disse a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A imunização dos grupos prioritários é para evitar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza. Os principais sintomas são febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre mais forte talvez seja o sintoma mais característico e dura em torno de três dias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, é importante adotar os seguintes cuidados:

– Lavar as mãos com frequência;
– Ventilar os ambientes;
– Evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca;
– Quando tossir, tapar a boca com o antebraço e não com as mãos.

Saiba quem pode participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza até 1º de junho:

Grupo prioritário

– Idosos a partir dos 60 anos;
– *Crianças de 6 meses a menores de cinco anos
– Pessoas com comorbidades;
– Gestantes;
– Mulheres pós-parto até 45 dias;
– Professores;
– Profissionais da saúde.

Documentos necessários para receber a dose:

Além do documento pessoal e cartão de vacina, é necessário:
– Gestantes: cartão da gestante;
– Pós-parto até 45 dias: documento que comprove a gestação (cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho);
– Professores e profissionais da saúde (documento que comprove vínculo profissional)

Locais de vacinação no dia D

– UBSF e UBS e UAIs, exceto São Jorge e Morumbi, das 8h às 17h

– Vacinar, no mínimo, 90% dos grupos  elegíveis para a vacinação

Contraindicações

– Pessoas com alergia comprovada a ovo e seus derivados não devem receber a vacina.
– Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientação específica do próprio médico.

SECOM Prefeitura de Uberlândia