A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Uberlândia deu início, há alguns dias, à imunização de pessoas acamadas contra o vírus da gripe. A ação que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que teve início no dia 23 de abril em todo o país.

De acordo com a secretaria, cerca de 80 pessoas solicitaram a vacinação em suas casas. Foi o caso da aposentada Guilhermina Pereira da Cruz, de 101 anos de idade. Sua sobrinha, Avani Pereira da Cruz, que também toma conta da idosa, também aproveitou a oportunidade para se vacinar.

“Tem vez que a gente passa (no posto de saúde) no dia, chega lá e não tem mais, não tem vacina. Assim, a gente não tem que se preocupar de chegar na UAI, no postinho e não ter vacina”, disse Avani.

Desinteresse do público alvo

Na última terça-feira, 22, a Secretaria de Saúde informou que três pessoas já morreram em Uberlândia em decorrência do vírus Influenza A. Além disso, existem 48 casos suspeitos da doença, sendo que 11 deles já foram confirmados.

Por conta desses dados, Claúbia Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização da prefeitura, ressaltou a importância do público alvo da campanha se vacinar, mas mostrou preocupação com o desinteresse de quem se encontra nesse grupo de risco.

“Crianças menores de cinco anos, idosos, gestantes, (pessoas com) obesidade mórbida, pessoas com diabetes, são pessoas que têm uma grande chance de contrair o H1N1 (um dos tipos do vírus da gripe). E mais do que isso, além de contrair, contaminar (outras pessoas) e evoluir para internação”, ressaltou a coordenadora.

Saiba Mais

Uberlândia registra 3ª morte por Influenza A e 11 pacientes com a doença

Informações: Carlos Vilela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *