Moscou – Se havia desconfiança com a anfitriã Rússia antes, ela diminuiu depois da goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita, em jogo que abriu a Copa do Mundo de 2018, nesta quinta-feira, em Moscou. Com Estádio Luzhniki recebendo um público de mais de 79 mil pessoas, os russos não tomaram conhecimento do adversário, com destaque para Cheryshev, que marcou dois gols, e Golovin, com duas assistências e um gol de falta no fim.
Neste sábado, às 9h (de Brasília), em Ecaterimburgo, ocorre o outro jogo do Grupo A, entre Egito e Uruguai, que inicialmente, eram os favoritos na chave. Com o resultado desta sexta, os comandados por Stanislav Cherchesov se colocam como candidatos a uma das vagas.
No jogo, os russos, empurrados pela torcida, trataram de ir à frente. Ainda que tenham deixado espaço para contra-ataques, empurraram o adversáro para trás e conseguiram abrir o marcador aos 11min, com Gazinsky escorando de cabeça cruzamento da esquerda de Golovin. Três minutos depois, Mário Fernandes recebeu em profundidade e tocou para trás, mas Dzagoev foi trabado na hora do chute. Mesmo assim, o goleiro Al-Muiaouf teve de se esticar todo para fazer a defesa.
A Rússia sofreu um duro golpe aos 22min, quando o autor da assistência caiu em campo, com a mão na parte posterior da coxa direita. Ele acabou substituído por Cheryshev. Talvez pela mudanças, talvez pela vantagem, os russos diminuíram o ritmo. E passaram a tentar explorar os contra-ataques, diante de uma Arábia Saudita pouco inspirada.
Assim, marcou o segundo gol ainda no primeiro tempo, aos 42min, com Cheryshev. Ele recebeu na área, deu belo corte para se livrar de dois marcadores e, livre, fuzilou o camisa 1 adversário. No segundo tempo as coisas pouco mudaram. Aos 6min, Samedov aproveitou liberdade para arriscar da entrada da área. A bola saiu por cima.
Os 11 árabes resolveram arriscar e quase marcaram. Al-Burayk cruzou da direita, Al-Sahlawi desviou de leve e a bola cruzou toda a extensão do gol, pois Al-Jassim não conseguiu tocar nela.
GOLEADA
Como o adversário não marcou, os russos voltaram à rede. Aos 25min, Golovin recebe na entrada da área e cruza na medida para Dzyuba, sozinho, subir para marcar o terceiro. Já aos 45min, Cheryshev, ex-jogador do Real Madrid, marcou um golaço. Ele ajeitou na entrada da área e bateu com o lado de fora do pé esquerdo, acertando o ângulo superior esquerdo do gol árabe. Já nos acréscimo, Golovin cobrou falta na entrada da área e fechou a goleada.
Rússia
Akinfeev; Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Samedov (Kuzyaev), Gazinsky, Dzagoev (Cheryshev), Zobnin e Golovin; Smolov (Dzyuba)
RÚSSIA 5 x 0 ARÁBIA SAUDITA
Rússia
Akinfeev; Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Samedov (Kuzyaev), Gazinsky, Dzagoev (Cheryshev), Zobnin e Golovin; Smolov (Dzyuba)
Técnico: Stanislav Cherchesov
Arábia Saudita
Abdullah; Alburayk, Osama, Omar e Yasser; Salem, Otayf (Fahad), Salman, Taiseer e Yahia (Hatan); Alsahlawi (Muhannad)
Abdullah; Alburayk, Osama, Omar e Yasser; Salem, Otayf (Fahad), Salman, Taiseer e Yahia (Hatan); Alsahlawi (Muhannad)
Técnico: Juan Antonio Pizzi
Gols: Gazinsky, aos 11 minutos do 1º Tempo, Cheryshev, aos 43 minutos do 1º Tempo e aos 46 minutos do 2º Tempo, Dzyuba, aos 25 minutos do 2º Tempo, e Golovin, aos 49 minutos do 2º Tempo (Rússia)
Público: 78.011 pessoas
Cartões amarelos: Golovin (Rússia); Taiseer (Arábia Saudita)
Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)
Data: 14 de junho de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 12 horas (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Brasil) e Juan Pablo Belatti (Argentina)
Superesportes