Fonte: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Aqueles que possuem interesse em trabalhar como mesário durante as próximas eleições, que ocorrem em outubro, já podem procurar a Justiça Eleitoral e realizar sua inscrição.

Em entrevista ao vivo para o Chumbo Grosso 2ª Edição desta quarta-feira, Ademilson Silva, servidor do cartório eleitoral de Uberlândia, disse que os interessados em trabalhar como mesário podem entrar na página do mesário voluntário no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MG), ligar no número 148 (disque-eleitor) ou procurar o próprio cartório para realizar a inscrição.

Aqueles que forem convocados passarão por um curso presencial, com aulas ministradas pelos próprios servidores, e também podem ser assistidas virtualmente, por meio do computador e aplicativos para smartphones.

Silva também alerta aos interessados que a Justiça Eleitoral não solicita dados pessoais pela internet, como forma de evitar qualquer tentativa de estelionato. “Pela internet, a gente não faz nenhuma convocação. E-mail a gente só manda em último caso, quando a pessoa já autorizou antes, se identificou e transferiu essa informação pra nós”, disse.

A Justiça Eleitoral recomenda aos interessados que façam sua inscrição antes de 8 de agosto, que é o último dia da nomeação dos mesários pelos juízes eleitorais.

O trabalho de mesário não é remunerado, mas dá direito a auxílio-alimentação e dias de folga no serviço para cada dia de convocação, seja emprego público ou privado, além de ser um critério de desempate em alguns concursos públicos, se assim estiver previsto em edital.

Informações: Rodrigo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *