Fonte: Max Germano/Reprodução TV Vitoriosa

Somente neste ano de 2018, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Uberlândia já recolheu pouco mais de 129 mil pneus usados, de acordo com dados da Prefeitura de Uberlândia. E isso também é um reflexo do aumento da frota de veículos na cidade.

De acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Uberlândia possui uma frota de pouco mais 400 mil veículos, que é a segunda maior de Minas Gerais. Naturalmente, os pneus de todos esses veículos atingem um limite de uso, e se não forem descartados corretamente, podem se tornar focos de criação do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chinkungunya.

Por conta disso, a prefeitura possui esse programa de descarte adequado de pneus usados. E naturalmente, um local que é constantemente visitado pelos caminhões do CCZ são as borracharias.

José Humberto, do CCZ, disse que 579 borracharias do município possuem cadastro junto à prefeitura e que os caminhões do programa costumam visitar os estabelecimentos diariamente. E que o destino final dos pneus costuma ser a incineração.

“A maioria (dos pneus) vai pra indústria de cimento, onde é queimado como combustível em alto forno. É a destinação, até o momento, mais adequada, por conta do volume de pneus que existe”, disse.

O próprio borracheiro Fabiano José admitiu que se não fosse esse trabalho realizado pelo CCZ, não saberia o local exato de descarte dos pneus.

Caso deseje fazer o descarte de algum pneu, basta entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3213-1470 ou encaminhá-lo para o ecoponto da Avenida José Andraus Gassani, 4655, no Distrito Industrial, das 7h30 às 17h30.

Informações: Rodrigo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *