(Imagem: Reprodução internet)

Em boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 12, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o número de casos suspeitos de febre amarela no estado já somam 110 este ano. Destes, 20 são tratados como casos prováveis, cujos pacientes apresentaram exame laboratorial preliminar positivo. No entanto, a confirmação final demanda investigação de outros fatores. Os outros 90 casos ainda estão sendo analisados.

O governo mineiro também informa que, dos 30 óbitos suspeitos, 10 já são considerados prováveis. As mortes ocorreram nos municípios de Ladainha, Ubaporanga, Ipanema, Itambacuri, Malacacheta e Piedade de Caratinga. O problema é preocupante já que, há mais de 20 anos, Uberlândia não tem casos da doença e o esperado é que continue assim.

Por conta do problema, a recomendação é que os mineiros mantenham a vacinação contra febre amarela em dia. As unidades de saúde de Uberlândia já estão disponibilizando gratuitamente a vacina, que tem dose única e deve ser reforçada após 10 anos.

A vacina pode ser aplicada em qualquer pessoa com mais de nove meses de idade. É necessário a apresentação do cartão com as doses que já tomou.

Informações por Vinícius Lemos e Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *