A campanha de vacinação contra a raiva na zona urbana de Uberlândia começou no último sábado, 18. Vários postos de vacinação estão espalhados nos bairros da cidade para que a população proteja seus animais de estimação.
A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central e as glândulas salivares. Ela tem como alguns sintomas agressividade repentina e dificuldade em ingerir alimentos e água. Como pode ser passada para seres humanos, ela é considerada uma zoonose.
A meta estipulada pela Prefeitura de Uberlândia é vacinar aproximadamente 80 mil cães e gatos de estimação até o final da campanha, que termina no próximo sábado, 25.
Lilian Siqueira, coordenadora com controle de raiva da prefeitura, explicou que Uberlândia não registra um caso da doença em animais de estimação há 30 anos. Mas reforça a importância da vacinação pelo fato do vírus ainda circular em animais silvestres.
“A vacinação é muito importante, tendo em vista que Uberlândia possui, sim, o vírus da raiva circulante, já foram três casos de morcegos positivos para raiva. Se esses morcegos tiverem contato tanto com gente quanto com animais, como cães e gatos, as pessoas podem adquirir o vírus”, explicou.
O mestre de obras Laudelino dos Santos logo procurou um posto instalado no Bairro Custódio Pereira para vacinar seu cachorro e garante que faz isso para proteger mais um membro de sua família. “Para mim é como se fosse um filho, faz parte da família, então tem que cuidar. Quem ama, protege”, disse.
Informações: Rodrigo Silva