Cem músicos, sendo a maioria crianças e adolescentes, se reuniram na noite do último sábado (25) para homenagear os 130 anos da cidade. E assim o Teatro Municipal recebeu mais de 400 pessoas para assistir a apresentação de uma hora e quinze minutos da Orquestra Experimental Uberlândia. O destaque ficou por conta da Mini Orquestrinha, composta por meninos e meninas de 7 e 8 anos.
Despertando sentimentos
Emoção é a palavra que resume o sentimento de Carla Batista, que veio ver de perto esse trabalho. “A música clássica mexe com a gente e esse teatro fica ainda mais bonito com uma apresentação desse nível”, disse.
Ela contou isso ao ver no palco, violinos, violoncelos, contrabaixo, piano, flauta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone e percussão. Todos em total harmonia, sintonia perfeita entre notas e acordes. Dentre as músicas escolhidas para alegrar o público e deixar Carla feliz, Jurassic Park, Hallelujah e, claro, o Hino de Uberlândia.
“Esta é a segunda edição consecutiva do conserto de aniversário de Uberlândia. Nos nossos cinco anos de existência já realizamos 78 consertos em sete cidades da região: Uberlândia, Sacramento, Uberaba, Caldas Novas, Monte Carmelo, Indianópolis e Ituiutaba”, contou o proponente da Orquestra Experimental, Ângelo Nascimento.
Shopping Park
O berço do projeto é o bairro Shopping Park, localizado na zona sul de Uberlândia. Sob a regência de Klemes César, conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Rouanet. O motivo de tantas crianças participantes é o direcionamento social da orquestra, com 90% dos jovens músicos oriundos das escolas públicos do bairro.
SECOM Prefeitura de Uberlândia