Apesar do registro de queda em comparação a julho, população deve continuar economizando devido ao período de estiagem

O consumo de água por habitante/dia em Uberlândia no mês de agosto apresentou uma leve queda se comparadoao verificado no mês de julho. Apesar disso, como o período de estiagem ainda não acabou,o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) orienta que a população se matenha atenta e faça o uso consciente do recurso. Os mananciais do Município permanecem em nível confortável, mas o ideal é que não haja descuido dos costumes diários de economia.

Em média,Uberlândia registrou consumo de 237 litros por dia/pessoa em agosto, enquanto no mês anterior foi de 252 litrospor dia/pessoa, 15 litros a menos. O volume também foi menor em relação a agosto de 2017,cujo registro foi de 250 litros/dia.

Indicadores positivos

As campanhas de conscientizaçãoestão entre os fatores que contribuíram para a redução no consumo em agosto,explica Rejane Nunes Cerqueira, gerente de Tratamento de Água e Operações do Dmae. “Além das nossas campanhas sazonais, temos as ações de educação ambiental do Programa Escola Água Cidadã (Peac) realizadas rotineiramente”, disse. Segundo ela, as condições climáticas também contribuíram para a redução.Em agosto, conforme dados do Inmet, foi registrado um pequeno volume chuvas (16 mm) e temperaturas mais amenas na comparação com o mesmo período de 2017.

A supervisora de projetos ambientais do Dmae, Ana Paula Carvalho, explica que a economia é essencial, pois só assim se cria o hábito rotineiro. “Apenas em outubro começamos a ter chuvas significativas, capazes de abastecer o lençol freático. Justamente por isso, economizar nunca é demais”, afirma

Uso consciente

Já que o uso consciente da água deve ser permanente, o Dmae trabalha com a educação ambiental das gerações futuras. Por meio do Peac, a autarquia desenvolve ações nas escolas para mostrar às crianças a importância de fazer o uso responsável da água. E, com o Programa Buriti, trabalha com os produtores rurais na preservação dos mananciais.

Consumo de água em Uberlândia

Total consumido m³

– Julho – 4.913.759,39
– Agosto – 5.276.711,09

Média consumo per capita (litros)

– Julho – 241,22
– Agosto – 250,68

Total consumido m³

– Julho – 5.307.708,69
– Agosto – 5.004.261,11

Média consumo per capita (litros)

– Julho – 252,16
– Agosto – 237,74

Saiba como economizar água:

– Reduza o tempo no banho;
– Feche a torneira enquanto se escova os dentes;
– Escovar e ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e enxaguar os utensílios;
– Não deixar alimentos descongelando sob a água corrente: programe-se para retirar o alimento do congelador com antecedência para que possa descongelar naturalmente;
– Corrija vazamentos dentro de casa;
– Não utilizar mangueira para limpar calçadas;
– Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro;
– Esperar juntar uma boa quantidade de roupa suja antes de encher a máquina de água.

Prefeitura de Uberlândia