A Polícia Militar de Meio Ambiente de Ituiutaba e o Ministério Público Estadual (MPE) fecharam um canil clandestino no início da manhã desta quarta-feira, 03/10. Foram resgatados 50 cães em situação de maus-tratos. A proprietária do local é uma idosa de 60 anos.
A ocorrência foi um cumprimento a mandado de busca e apreensão em decorrência de apreensão anterior no mesmo local. Há menos de 30 dias 17 cães de raça foram resgatados no local, no Bairro Santa Maria, e que estavam sob custódia da mesma proprietária. A informação da PMA é de que ela vendia os animais. Porém os mantinha em um local totalmente inapropriado, sem mínimas condições de higiene.
Membros da Sociedade Protetora de Animais de Ituiutaba – Spai, auxiliaram na ocorrência. A denúncia indicava que o local era um canil ilegal de venda de cães de raça e que estes animais estariam em situação de maus tratos. O ambiente estava extremamente sujo (fezes, urina, lixo) exalava forte odor e tinha animais em todos cômodos da casa, quartos, banheiros, cozinha, inclusive havia filhotinhos escondidos dentro de uma cômoda na sala.
Alguns animais apresentavam carrapatos, pêlos embaraçados por falta de cuidados e fezes com verminose.
Entre os 50 cães havia matrizes, filhotes e jovens, todos encaminhados para uma clínica veterinária, onde receberão os devidos cuidados médicos veterinários como exames, tratamentos, além de higienização. Todas as despesas serão custeadas pela Sociedade Protetora de Animais de Ituiutaba – Spai, instituição que sobrevive de doações.
A autora, de 60 anos, cometeu o crime maus-tratos, mas, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, apenas assinou um termo circunstanciado de ocorrência – TCO para responder perante o juizado Especial criminal.