O professor Farlley Bráullio de Oliveira, que leciona matemática no Instituto Educacional Santa Mônica.

O Dia do Professor é celebrado em todo o país nesta segunda-feira, 15, ocasião que homenageia a profissão que ajuda a formar os novos cidadãos para a vida. E muitos profissionais garantem que eles são movidos pela paixão de ensinar e a vontade de educar os alunos.

É o caso de Farlley Bráullio de Oliveira, que é professor de matemática no Instituto Educacional Santa Mônica há 22 anos e dá aulas para alunos do 6º ano. E ressalta toda a responsabilidade que permeia a profissão.

“É maravilhoso fazer algo que você ama fazer. Acho que ser professor, além de ser uma profissão, é um dom. É saber que você forma pessoas muito mais do dar aula de matemática, é você ser responsável pela formação, pela caminhada, pelo menos nesse período, desses jovens, dessas crianças maravilhosas. É um presente dar aula”, disse.

Quem também ressalta a importância da profissão para a formação do cidadão é o padre José Hamilton, que leciona geografia na mesma instituição e garante que a presença do professor é mais que essencial para contribuir com a educação dos alunos.

“O professor é peça fundamental na nossa história. Por mais que criem EAD (educação à distância), a presença do professor é fundamental, por que é ele que vai tirar as dúvidas, é ele que vai complementar e é ele que vai criar vínculo de educação aluno, escola e comunidade”, disse.

E ninguém melhor para reconhecer a importância do professor para nossas vidas do que seus próprios alunos.

“Eu amo estudar, mas sempre respeitei meus professores, eu sei a importância que ele fez pra minha vida. Por que sem eles, eu não chegar a nenhum lugar, sem eles, não vou realizar meu sonho de virar uma juíza”, disse a estudante Isadora Santos.

Informações: Rodrigo Silva