A Polícia Federal (PF) foi acionada nesta quarta-feira, 17, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) campus Santa Mônica, para investigar um ato de racismo dentro da instituição. Uma pichação com os dizeres “Pretaiada vai voltar pra senzala” foi feita na porta de um dos banheiros do bloco 3Q. O ato criminoso foi registrado justamente durante o Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene), que acontecia pela primeira vez na universidade.
Aproximadamente quatro mil pesquisadores brasileiros e de países como Colômbia, Argentina, Angola, Moçambique e Portugal, estiveram reunidos no evento entre 12 e 17 de outubro.
O caso se tornou público com uma publicação no Facebook do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFU, em que a instituição lamentou e repudiou o fato.
Nesta quinta-feira, 18, outra pichação foi encontrada no local e dizia “Racistas otários nos deixem em paz”. A UFU interditou o banheiro para investigações.
Foram feitos boletins de ocorrência em ambos os casos, mas até o momento nenhum suspeito foi identificado. Em nota, a UFU informou que fará instauração de sindicância interna para identificação e punição dos responsáveis do crime.