A exemplo do time como um todo, o meia-atacante Luan teve queda de rendimento no returno. Fonte: Bruno Cantini/Atlético-MG

De líder na sexta rodada e segundo colocado na 12ª, o Atlético teve queda brusca de rendimento e terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na quinta posição. E o desempenho do returno é ainda pior. Em 12 jogos, o time alvinegro somou apenas 13 pontos – aproveitamento de 36,11%, comparável ao de equipes que são rebaixadas ao fim da competição.

No segundo turno, o Atlético tem a 15ª campanha. Foram três vitórias, quatro empates e cinco derrotas. São 12 gols marcados e 11 sofridos. Times como Sport, Chapecoense, Corinthians e Botafogo somaram os mesmos 13 pontos. Só Bahia (12), América (12) e Paraná (três) têm desempenhos piores.
Comparativamente, o percentual de pontos conquistados pelo Atlético (36,11%) no segundo turno é comparável ao de três equipes do Z4: Chapecoense (17º colocado geral, com 36,6% de aproveitamento), Sport (18º, com 35,5%) e Vitória (19º, com 35,5%).
Nos 19 jogos do primeiro turno, o time mineiro teve 57,89% de aproveitamento. A queda brusca de desempenho explica, por exemplo, a aproximação do Santos na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. A equipe paulista somou apenas 36,84% dos pontos disputados no primeiro turno, contra impressionantes 69,44% no returno até agora.
Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *