Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Uberlândia realizaram um mutirão para encontrar possíveis focos do mosquito da dengue no Bairro Guarani, na manhã desta sexta-feira, 30. A ação faz parte da Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti.
As equipes percorreram o bairro com o objetivo de procurar os focos do mosquito em casas e terrenos baldios do bairro. Além de visitarem casas, os trabalhadores recolheram objetos e materiais que poderiam acumular água, como pneus e eletrodomésticos antigos, que foram levados por um caminhão para serem descartados adequadamente.
José Humberto Arruda, coordenador do Programa de Combate ao Aedes do CCZ, explicou que a grande quantidade de chuvas que caíram em Uberlândia desde o mês de outubro se tornou um motivo de preocupação.
“Essa intensificação tem relação com o momento chuvoso, choveu intensamente em outubro, choveu em novembro. E nós estamos hoje no Bairro Guarani, por que é um bairro que vem despontando, com maior número de notificações. E trouxemos pra cá, especialmente esta semana, um conjunto de ações pra normalizar as notificações”, disse.
Para se ter uma ideia do problema enfrentado no local, o Guarani registrou 49 casos de dengue nos últimos 20 dias. Já o Bairro Morumbi, que é quatro vezes maior, teve apenas quatro ocorrências no mesmo período.
Arruda lembra que mais de 80% dos casos de dengue ocorrem dentro de casa, mas que o trabalho do CCZ é dificultado pelo fato de muitas pessoas não estarem em casa.
Por conta disso, o tratorista João Carlos Souza sabe da importância de deixar as equipes do CCZ entrarem em sal residência, que estava livre de focos da doença.
“A gente tem que manter não só pela gente, mas pelos vizinhos também. Temos que cuidar pra ninguém estar adoecendo”, disse.
Informações: Marina Caixeta