Os representantes brasileiros no Campeonato Mundial de Clubes feminino 2018, Dentil/Praia Clube (MG) e Minas Tênis Clube (MG), estreiam na madrugada desta terça-feira (04.12) na competição, sediada em Shaoxing, na China.
O Dentil/Praia Clube joga às 00h (de Brasília) de terça-feira contra o Supreme Chonburi, da Tailândia, em partida que terá transmissão do SporTV 2. Pouco depois, às 4h, o Minas Tênis Clube realiza sua estreia contra o Volero le Cannet, da França, também com transmissão do SporTV2.
As duas equipes buscam o primeiro título do Campeonato Mundial, com o Minas Tênis Clube tendo conquistado a prata em sua última participação, em 1992. Além do adversário francês, a equipe comandada pelo técnico Stefano Lavarini enfrentará no grupo A o Zhejiang Jiaxing, time da casa, e o Vakifbank, da Turquia. A ponteira Natália analisou a estreia.
“Estamos muito empolgadas. É o primeiro Mundial de Clubes de muitas atletas aqui e é uma oportunidade enorme para o nosso time e para o Clube. Esperamos fazer um bom campeonato e queremos começar com o pé direito. A gente sabe que é um torneio muito difícil, com os melhores times do mundo e vamos ter que jogar muito. Vamos dar 100% de nós dentro de quadra, e o torcedor minastenista pode esperar, pois entraremos em quadra com o coração”, declarou a campeã olímpica.
No grupo B, o Dentil Praia Clube terá pela frente além do time tailandês o Altay Volleyball Club, do Cazaquistão, e o Eczacibasi Vitra, da Turquia. Paulo Coco, técnico do clube de Uberlândia (MG) falou sobre a expectativa do torneio e o alto nível dos adversários.
“É uma ótima oportunidade de crescimento tanto para o Dentil/Praia Clube quanto para mim. Jogar contra os melhores do mundo é sempre enriquecedor. Estamos buscando o crescimento da equipe em vários aspectos. Assim sendo, é uma excelente oportunidade para buscarmos uma consistência de jogo mais elevada seja na parte defensiva quanto na ofensiva. No Mundial, teremos que pensar que cada jogo é uma final. Acredito que se conseguirmos atuar em nossa plenitude poderemos enfrentá-los de igual para igual”, disse.
As oito equipes são divididas em dois grupos de quatro, jogando entre si com os dois melhores de cada chave avançando às semifinais.
CBV