Um teste muito importante que deve ser feito no bebê logo após seu nascimento é o chamado Teste da Linguinha, que detecta se a criança possui a língua presa, o que pode atrapalhar sua alimentação e fala.
O Teste da Linguinha é tão importante quanto outros mais conhecidos, como o do pezinho e deve ser feito por um fonoaudiólogo ainda na maternidade.
“O Teste da Linguinha serve pra ver ser a criança tem alteração na mobilidade da língua. Ou seja, se vai ter alguma dificuldade nas funções de sugar, mastigar, engolir, falar. É sempre importante procurar o profissional habilitado pra fazer o Teste da Linguinha”, disse a fonoaudióloga Tayrine Borges.
No entanto, muitas crianças deixam a maternidade sem realizar o Teste da Linguinha, o que pode trazer algumas complicações. Esse foi o caso do pequeno Vicente, de apenas três meses. Sua mãe, a enfermeira Tatiana Tavares, logo notou que algo não estava certo com o filho e procurou ajuda.
“Ele não abria muito a boca pra mamar. Ele conseguia mamar e sugava, mas eu sentia dor, machucava meu peito, e percebi que ele não abria muito a boca pra mamar”, disse.
Tavares, então, procurou a ajuda de uma especialista, que notou a necessidade de fazer um pequeno procedimento no bebê para solucionar o problema. Ele foi executado sem causar dor para Vicente e no mesmo dia, a nutricionista já notou a melhora na amamentação do filho.
“Ele fez a avaliação com a odontopediatra e na mesma hora, ela fez piquezinho super rápido, não sangrou, ele quase não chorou e saiu dali já mamando. E a pegada já melhorou 100%. Então, foi muito bom mesmo”, disse.
Informações: Tatiane Ferreira